Poderia ser a maneira de retornar ao bom senso.

Eu entendi, já faz tempo, que dizer a uma pessoa quando ele ou ela diz algo, compartilha um sentimento, uma frustração, uma informação; É reconfortante, para quem está falando, ouça: “Eu sei o que está sentindo”, muitas vezes eu digo isso com base em uma experiência pessoal, ou vivido por uma pessoa próxima. Gostaria de compartilhar isso, demonstrando que entendi a situação. Isto sempre traz calma e serenidade a um momento de tensão, faço isso de forma sincera e natural, sem protocolos e é bom! Mesmo que a calma e a serenidade sejam apenas do meu lado. Seguindo as regras do bom senso: primeiro escute, isso é fácil, pelo menos para mim.

No entanto, para dizer que eu entendo, esta é a parte do senso comum, do bom senso, onde “sentir a dor da pimenta nos olhos do outro”, faz sentido. Eu sei que estou me repetindo, mas viver em um mundo tão diferente e fisicamente longe do meu povo, me fez perceber, o que é importante dizer e demonstrar à outra pessoa. “Eu entendo, eu sei o que você está sentindo.” Isso, ouvir, ouvir e ouvir me ajudou, em muitas situações em que há, durante esses 52 anos, estou convencida de que minha intenção é positiva, que a mensagem que eu comuniquei trará algo de bom. Por exemplo, talvez eu esteja falando sobre seguir a lei, um dos ensinamentos de Jesus, coisas assim. E nesse mesmo momento, meu interlocutor demonstra claramente que ele ou ela não está entendendo o que eu digo. Há muito tempo, não era fácil, agora, eu sei que faz parte de um processo e, como resultado, todos os dias mais me frustra menos, ver que a outra pessoa não está entendendo, mas eu sou!

Estou ouvindo, certo?

Aprendi que o entendimento é diferente de aceitar ou acreditar, ou apoiar uma ideia, e essa compreensão está me ajudando a navegar em situações onde o bom senso foi perdido, mas a compreensão, esta poderia ser a maneira de retornar ao bom senso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s